Polícia Política
Operação na Bahia investiga suspeitos de desviar milhas aéreas de parlamentares
Esquema teria usado créditos de viagens oficiais para benefício próprio
16/02/2025 12h30
Por: Redação

Na sexta-feira (14), a Polícia do Senado, em parceria com a Polícia Civil da Bahia, realizou mandados de busca e apreensão nas cidades de Salvador, Lauro de Freitas e Una. As ações fazem parte de uma nova fase da Operação Hermes, que tem como objetivo desmantelar uma organização criminosa acusada de aplicar golpes contra parlamentares, desviando milhas e passagens aéreas.  

A primeira etapa da Operação Hermes ocorreu em 2024, em Curitiba, e revelou parte do esquema criminoso, identificando novos integrantes da quadrilha e apreendendo provas. De acordo com Gilvan Viana, coordenador-geral da Polícia do Senado, a investigação foi minuciosa e buscou desarticular uma organização especializada em fraudes que causaram prejuízos significativos aos cofres públicos. "Só na primeira fase, o prejuízo foi estimado em R$ 2 milhões, e acreditamos que esse valor pode aumentar ainda mais", afirmou Viana.  

Ele explicou que os criminosos se passavam pelos parlamentares, utilizando dados pessoais obtidos ilegalmente, para cometer as fraudes. Durante a operação na Bahia, foram identificados supostos membros da quadrilha e apreendidos documentos, celulares e computadores que teriam sido usados nos golpes. A Polícia do Senado informou que a organização criminosa está envolvida em crimes cibernéticos há 19 anos.  

A Operação Hermes continua em andamento, com o objetivo de responsabilizar os envolvidos e recuperar os recursos desviados.