A 14ª edição da Festa Estadual do Licuri, que ocorre na sede da Agroindústria Ouro do Sertão, a cerca de 2 km do centro de Várzea da Roça, conta com ações da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM). Desta sexta-feira (23) até domingo (25), equipes da SPM prestam serviços com foco no autocuidado das empreendedoras presentes e também na prevenção e enfrentamento à violência de gênero.
A secretária das Mulheres do Estado, Neusa Cadore, disse que a Festa Estadual do Licuri se consolida como um espaço estratégico para a promoção de direitos e o fortalecimento de políticas públicas voltadas para as mulheres, sobretudo no que ser refere à inclusão socioprodutiva e autonomia econômica. "Participar desta festa é muito especial para a SPM. O evento consegue unir a valorização da cultura local, impulsionada pelas mãos habilidosas de artesãs e com a promoção de pautas essenciais para as mulheres, como a autonomia econômica somada à conscientização e prevenção da violência", afirmou.
A Festa do Licuri é promovida pela Cooperativa dos Produtores de Licuri da Bahia (Coopes), em parceria com a Associação Licuri (APPJ), e o Centro Público de Economia Solidária da Bacia do Jacuípe (Cesol), dentre outras instituições. A iniciativa reúne expositoras de diversas cidades vizinhas com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do licuri, promover a economia solidária, valorizar a cultura alimentar da caatinga e promover a educação ambiental.
O evento contribui para dar visibilidade a pequenas e pequenos agricultores locais, fomentando o acesso a novos mercados por meio da comercialização de produtos derivados do licuri, da gastronomia e do artesanato. As mulheres se destacam com uma rica variedade de produtos apresentados. Entre os itens expostos, estão peças de crochê, trabalhos em palha e até cosméticos naturais à base de ervas típicas da caatinga, demonstrando a criatividade e o potencial empreendedor das mulheres do Território da Bacia do Jacuípe.
Laís Oliveira está expondo camisetas com estampas exclusivas feitas com referências ambientais e culturais da região, como o próprio licurí e acredita no potencial da feira para impulsionar os seus negócios. “Essa é uma feira de reconhecimento nacional e internacional muito importante para a nossa região, porque traz parcerias significativas. O que apresentamos aqui nos nossos produtos é o reconhecimento da nossa fauna e da nossa flora. A gente busca todas as estampas a partir da nossa vivência aqui com a nossa região”, afirmou.
Durante os dias do evento, a SPM também ativa a campanha “Oxe, me Respeite”, com distribuição de material educativo, buscando fortalecer a prevenção da violência contra as mulheres. Além disso, um espaço foi dedicado a rodas de autocuidado e diálogo com as empreendedoras, funcionando das 9h às 17h, proporcionando um momento de bem-estar e acolhimento para as participantes da festa.
Fonte
Ascom/SPM
Mín. 25° Máx. 26°