Uma operação realizada pela Polícia Federal (PF) foi nesta quarta-feira (12) visando desmantelar um esquema de desvio de recursos públicos na Bahia, com ações em Salvador e América Dourada, a 430 km da capital. Ao todo, estão sendo cumpridos dez mandados judiciais.
A investigação aponta para casos de corrupção na Coordenação Estadual do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). Um dos mandados foi cumprido em um condomínio de luxo em Salvador. O principal alvo da operação é Lucas Maciel Lobão Vieira, ex-coordenador do órgão, já investigado na Operação Overclean, que desvendou um esquema bilionário de corrupção dentro do DNOCS, conforme apurado pelo Metrópoles.
O esquema envolvia o desvio de máquinas e equipamentos agrícolas destinados à agricultura familiar, que eram vendidos ou entregues a terceiros, ao invés de atender aos beneficiários previstos. Para possibilitar os crimes, documentos falsificados eram produzidos para justificar a retirada dos bens.
A operação está cumpriu mandados em Salvador (7), Simões Filho (1) e América Dourada (1), com a participação de 35 agentes federais.