O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Menezes (PSD), foi obrigado a abrir mão de assumir o comando do Executivo estadual neste sábado (11), enquanto o governador Jerônimo Rodrigues (PT) parte para uma viagem oficial à Europa (Holanda e Bélgica). Assim, quem assume interinamente é a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, terceira na linha de sucessão.
O vice-governador Geraldo Júnior (MDB) não pode assumir o cargo devido à sua pré-candidatura a prefeito de Salvador. Por sua vez, Adolfo Menezes é impedido de assumir devido à candidatura de sua esposa, Denise Meneses (PSD), em Campo Formoso. Segundo o artigo 14 da Constituição brasileira, a cônjuge do governador, mesmo que assumindo temporariamente por seis meses antes das eleições, fica inelegível.
Natural de Aracaju, Sergipe, e formada em Direito pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal), Cynthia Maria Pina Resende ingressou na magistratura em 1984, iniciando sua carreira na Comarca de Brejões. Atuou em várias instâncias, incluindo Juizados Especiais de Defesa do Consumidor em Salvador, Vara Cível de Cícero Dantas e Vara Crime de Ipirá.
Entre 1992 e 1997, trabalhou nos Juizados Especiais de Defesa do Consumidor na capital, e depois foi titular da 1ª Vara Especializada de Defesa do Consumidor em Salvador e da 64ª Vara de Substituições. Participou do TRE-BA como juíza de direito em dois mandatos: 2006/2008 e 2008/2010.
Em 2010, foi promovida ao 2º grau por merecimento. De 2016 a 2018, ocupou o cargo de Corregedora das Comarcas do Interior. Atuou em diversas áreas do TJ-BA, incluindo a Quarta Câmara Cível, Seção de Direito Privado, Seções Cíveis Reunidas e Tribunal. Presidiu a Comissão de Reforma Judiciária, Administrativa e Regimento Interno, além de coordenar o apoio ao primeiro grau e o Grupo de Trabalho da Linguagem Simples no TJ-BA.
Como coordenadora do apoio ao primeiro grau, liderou a instalação de salas passivas nas comarcas da Bahia, resultando em mais de 7 mil atendimentos por videoconferência até agora. Essas unidades foram implementadas a partir de junho de 2022.